Romanos: 4. 1.-25 Que diremos, pois, ter alcançado
Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas
obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a
Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora,
ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;
porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe
é contada como justiça; assim também Davi declara bem-aventurado o homem
a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados
aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. Vem, pois, esta
bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão?
Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça. Como, pois, lhe foi
imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na
circuncisão, mas sim na incircuncisão.E recebeu o sinal da circuncisão, selo da
justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de
todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes
seja imputada, bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da
circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão,
antes de ser circuncidado. Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua
descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela
justiça da fé. Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a
promessa é anulada. Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há
transgressão. Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja
segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não
somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai
de todos nós. (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí)
perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as
coisas que não são, como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra
a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora
dito: Assim será a tua descendência; e sem se enfraquecer na fé, considerou o
seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento
do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por
incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando
certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.
Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. Ora, não é só por causa
dele que está escrito que lhe foi imputado; mas também por causa de nós a
quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou
a Jesus nosso Senhor; o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e
ressuscitado para a nossa justificação. - Bíblia JFA Offline
Se Abraão fosse salvo pela lei teria do que se
gloriar, mas a justiça foi imputada em Abraão por ele crer na promessa e isso
quando ele ainda era incircunciso.
Os verdadeiros descendentes da promessa de Abraão não
são os da lei, mas os da fé. A promessa só faz sentido se crermos na salvação
pela fé.
Do mesmo modo nós somos salvos pela fé em Cristo, que
morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação.