Romanos: 3. 21-31.
Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de
Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela
fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Porque todos
pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente
pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs
como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por
ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para
demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e
também justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? Foi
excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos pois que
o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente
dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, se é que
Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da
fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes
estabelecemos a lei. - Bíblia JFA Offline
Paulo usa o início da sua epístola para deixar algo
claro, "todos são pecadores", esse é o ensinamento necessário para
que ele possa falar da justificação somente pela fé.
Essa justificação que já tinha sido ensinada no AT.
Justificação, é ser declarado justo. E essa justificação só é possível
pela redenção que há em Cristo. Em Cristo Deus e justo pois ele condena em
Cristo nosso pecado, de modo que Deus é justo, alguém pagou o preço, e
justificador, aquele que nos tornou justos.
O sacrifício de Cristo tbém foi um sacrifício de
propiciação, nosso pecado provoca a ira de Deus mas o sacrifício de Cristo
torna Deus propício a nós.
Assim como todos pecaram (judeus e gentios), tanto
judeus quanto gentios podem ser salvos mediante a fé em Cristo.
A justificação pela fé confirma a lei, já que Cristo
cumpriu a lei e a justiça de Deus foi manifesta.