Romanos: 2. 17-29 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te
glorias em Deus; e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo
instruído na lei; e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da
ciência e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti
mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se
deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, roubas os
templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei?
Assim pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como
está escrito. Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a
lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em
incircuncisão. Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei,
porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? E a
incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a
letra e a circuncisão és transgressor da lei. Porque não é judeu o que o é
exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu
aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não
na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. - Bíblia JFA Offline
Resumo é aplicação do estudo:
v 17 a 20 - Paulo considera os
judeus como conhecedores da lei que se vangloriavam nesse conhecimento e se
consideravam melhores que os gentios;
v 21 a 23 - Apesar de conhecer e
ensinar a lei os judeus não seguiam seus próprios ensinamentos;
v 24 - O mau testemunho dos
judeus levava os gentios a blasfemarem contra Deus;
v 25 a 29 - Os judeus valorizavam
mais sinais externos que simbolizavam realidades internas do que o significado
do simbolo em si, como Cristo disse, coavam o mosquito mas deixavam o
camelo passar.
A circuncisão era um símbolo
externo da aliança de Deus com seu povo, povo escolhido para andar conforme
Deus ensinou, de modo que de nada valia a carne circuncidada se o coração não
fosse circuncidado. Um incircunciso que cumprisse a lei era como alguém
circuncidado e para um circunciso que não andasse conforme a lei a circuncisão
de nada valeria.
O verdadeiro judeu não era
definido por uma marca externa, mas por um novo coração que segue a vontade de
Deus.
Aplicação:
- De nada adianta conhecer a
vontade de Deus e ensiná- lá se não andarmos de conformidade com essa vontade;
- Um mau testemunho nosso faz com
que os não cristãos blasfemem contra Deus;
- A realidade interna é mais
importante do que símbolos externos, e fácil construir uma santidade baseada em
usos e costumes mas a verdadeira santidade é construída com um novo coração
sendo muito mais ampla do que sinais externos.